Buscar

Qual a enzima relacionada com a quebra do glicogênio?

Qual a enzima relacionada com a quebra do glicogênio?

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Menegazzi

O glicogênio é hidrolisado pelas α- e β-amilases. A α-amilase, presente no suco pancreático e na saliva, quebra o laço glicosídico α(1→4) ao acaso, produzindo tanto maltose quanto glicose. Já a β-amilase (que também quebra o laço glicosídico α(1→4)) cliva sucessivas unidades de maltose, iniciando a partir do terminal não reduzido.

1
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Glicogênio fosforilase catalisa a clivagem fosforolítica do glicogênio (reação de fosforólise), a glicogênio fosforilase atua até encontrar um obstáculo: as ligações glicosídicas α-1,6, então uma transferase e uma α-1,6 glicosidase remodelam o glicogênio em glicose-1-fosfato, a glicose-1-fosfato formada na clivagem fosforolítica do glicogênio tem que se transformar em glicose 6-fosfato para entrar no fluxo metabólico principal. Este deslocamento de fosforilação é catalisado pela fosfoglicomutase, enzima utilizada também no metabolismo da galactose.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais