Buscar

Porque existem mais hormônios hiperglicemiantes?

Porque existem mais hormônios hiperglicemiantes?

💡 2 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

Dentre os hormônios responsáveis pelo ajuste da glicemia, temos um hormônio hipoglicemiante, a insulina, que tem sua secreção aumentada quando os níveis plasmáticos de glicose estão aumentados e vários hormônios hiperglicemiantes, glucagom, hormônio do crescimento, cortisol, e as catecolaminas, esses hormônios hiperglicemiantes têm sua secreção aumentada quando os níveis plasmáticos de glicose estão diminuídos. Esses hormônios agem para aumento da glicemia principalmente através da gicogenólise, da inibição da utilização de glicose pelo tecido muscular e do aumento da disponibilização de outros substratos como fonte energética, principalmente dos ácidos graxos livres disponibilizados através da estimulação da lipólise.

2
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A manutenção da glicemia é essencial para a manutenção da homeostase do nosso organismo, para que tenhamos energia disponível, especialmente para o sistema nervoso central, pois o cérebro necessita continuamente de glicose para manter suas funções7. Por isso o nosso organismo possui vários mecanismos de ajustes para que a glicemia seja controlada em limites extremamente estreitos, mesmo após prolongados períodos de jejum. Os hormônios hiperglicemiantes, glucagon, hormônio do crescimento, cortisol, e as catecolaminas têm sua secreção aumentada quando os níveis plasmáticos de glicose estão diminuídos. Esses hormônios agem para aumento da glicemia principalmente através da gicogenólise, da inibição da utilização de glicose pelo tecido muscular e do aumento da disponibilização de outros substratos como fonte energética, principalmente dos ácidos graxos livres disponibilizados através da estimulação da lipólise.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais