Buscar

O DNA (deoxyribonucleic acid) ou ADN (ácido desoxirribonucleico) É uma macromolécula formada por polímeros de ácido nucléico composto de :

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Macedo

 o DNA é formado por uma fita dupla composta por 4 letras - A, T, C e G. Essas letras representam compostos orgânicos: o A é a adenina, o T é a timina, o C é a citosina e o G é a Guanina.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O DNA é um composto orgânico em que as moléculas possuem instruções genéticas que gerenciam o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos, enquanto o RNA é um ácido nucleico que atua na síntese de proteínas da célula. A cadeia principal do DNA é constituída por moléculas de açúcares e fosfato que intercalam-se e unem-se através de ligações fosfodiéster.

De forma resumida, tem-se que o DNA é o ácido desoxirribonucleico e sua função é armazenar informação genética, controlar a atividade celular e produzir RNA. Esse último é o ácido ribonucleico responsável por sintetizar proteínas e transmitir informação do DNA para o local onde as proteínas serão sintetizadas.

Vale ressaltar que a molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) é estável pois é formada por duas cadeias de nucleotídeos que se mantém unidas através de pontes de hidrogênio, ligação esta de grande estabilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais