Buscar

Que sao compostos ou corpos cetonicos? Bioquimica

Corpos cetonicos no metabolismo

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Gabriela

Metabolismo dos corpos cetonicos: Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.
4
Dislike0
User badge image

Odaisa Oliveira

Os corpos cetônicos  são três substâncias solúveis em água que são produtos derivados da quebra dos ácidos graxos, a quebra ocorre no figado. São usados como fonte de energia no coração, no cérebro e no tecido muscular. No cérebro são fonte vital de energia durante um jejum de pelo menos 24 horas. Ao contrário do que o nome "corpos" pode sugerir, eles são componentes solúveis, não partículas. São três os corpos cetônicos: acetoacetato, acetona e β-hidroxibutirato.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Durante o processo de oxidação dos ácidos graxos no fígado dos seres humanos e da maioria dos outros mamíferos, o acetil-CoA (acetilcoenzima A) formado pode entrar no ciclo do ácido cítrico ou pode ser convertido nos denominados “corpos cetônicos”, ou seja, em acetoacetato, D-β-hidroxibutirato e acetona, que são exportados para outros tecidos através da circulação sanguínea.


Corpos cetônicos são moléculas solúveis em água, que podem atravessar a barreira hematoencefálica.

Essas barreiras são as estruturas no sistema nervoso central que mantém as substâncias encontradas na corrente sanguínea, fora do cérebro. Eles ultrapassam essas barreiras e levam energia necessária para o cérebro.


O processo de cetose é o momento em que o uso da glicose vinda de alimentos como os carboidratos é reduzida (de alimentos como os grãos, fontes de açúcares e frutas); fazendo com que o organismo encontre outra fonte de energia, como a gordura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais