Buscar

Quais reações que acontecem no organismo para a obtenção de energia?

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Radünz

Os organismos heterotróficos obtém sua energia, basicamente, a partir dos alimentos que consomem, por meio do processo de respiração celular (no qual os açucares são convertidos em ATP e potencial oxirredutor) e dos processos metabólicos que convertem as substâncias que absorvemos em novas moléculas que formam nossas células e tecidos e que são empregadas nos processos por trás de nossas atividades diárias. Os autótrofos, além de absorverem nutrientes minerais de seu meio, usam energia química ou luminosa para criar ATP e moléculas utilizáveis que acabam sendo transferidas para os organismos consumidores por meio da cadeia trófica.

Fontes: Berg JM, Tymoczko JL, Stryer L. Biochemistry. 5th edition. New York: W H Freeman;2002.

2
Dislike0
User badge image

Jessica Diniz

Obrigada, Matheus!
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Glicólise é o conjunto de reações que transforma glicose em piruvato. Nesse processo, há ganho energético de duas moléculas de ATP na formação de duas moléculas de piruvato, a partir de uma molécula de glicose.Esse conjunto de reações ocorre em quase todos os organismos vivos, no citoplasma celular dos eucariontes.


Lembra-se do que vem a ser o ATP? O ATP, trifosfato de adenosina, é uma molécula que armazena energia proveniente, principalmente, da alimentação. Ele capta a energia liberada nas reações que liberam energia, armazena em ligações moleculares e transferem esta para processos que necessitam de energia.


Para a geração de energia, moléculas maiores dos alimentos são reduzidas a unidades menores: aminoácidos, glicerol e ácidos graxos. Em uma segunda etapa, ocorre a glicólise. Após esse longo processo, há o terceiro e último estágio, conhecido por "Ciclo de Krebs" ou "Ciclo do Ácido Cítrico" e fosforilação oxidativa, onde mais de 90% de ATP é produzido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais