Buscar

- Em que consiste o direito de veto no Conselho de Segurança da ONU?

💡 2 Respostas

User badge image

Samantha Jones

O direito de veto do Conselho de Segurança das Nações Unidas refere-se ao poder de veto exercido exclusivamente pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, França, Rússia e Reuno Unido - países vencedores da 2ª guerra mundial), permitindo-lhes evitar a adoção de qualquer projeto "adicional" pela Resolução do Conselho, independentemente do apoio internacional para o projeto.

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

O Conselho de Segurança da ONU possui 15 países-membros. Desses 15, 5 países são permanentes e possuem o chamado direito de veto (ou poder de veto), são eles:

  • Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China.

E esse direito de veto está previsto no Artigo 27 da Carta das Nações Unidas:

Artigo 27.

1. Cada membro do Conselho de Segurança terá um voto.

2. As decisões do conselho de Segurança, em questões processuais, serão tomadas pelo voto afirmativo de nove Membros.

3. As decisões do Conselho de Segurança, em todos os outros assuntos, serão tomadas pelo voto afirmativo de nove membros, inclusive os votos afirmativos de todos os membros permanentes, ficando estabelecido que, nas decisões previstas no Capítulo VI e no parágrafo 3 do Artigo 52, aquele que for parte em uma controvérsia se absterá de votar.

Como se vê, não há uma previsão explícita sobre o direito de veto. Entretanto, como são necessários "os votos afirmativos de todos os membros permanentes", qualquer membro permanente que for contra a decisão do Conselho de Segurança vetará a decisão. Daí nasce o poder de veto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais