Buscar

Considere os elementos químicos Carbono,Cloro,Nitrogênio,Sódio,Cálcio,Potássio e Fósforo. Quais,entre eles,podem formar oxidos: A)ácidos?B)básicos?C)n

Não deu pra termina a C mais é C)neutros?

💡 3 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Os óxidos básicos são óxidos iônicos formados por metais alcalinos (Grupo 1) e alcalinos terrosos (Grupo 2) e por metais com Nox baixo (+1 e +2). Que é o caso do sódio, do cálcio e do potássio.

Os óxidos ácidos ou anidridos são óxidos moleculares formados por ametais, B, Si e por metais de transição com Nox elevado (+5, +6 e +7). Com exceção dos óxidos neutros, que são o CO, N2O e NO. Então o carbono e o nitrogênio podem formar óxidos ácidos ou óxidos neutros. O cloro e o fósforo formam óxidos ácidos.

Por fim, os óxidos anfóteros, de caráter intermediário entre o iônico e o covalente, são formados por metais (Zn, Sn, Pb, Al), semimetais (exceto B e Si) e metais com Nox +3 e +4.

1
Dislike0
User badge image

Arnaldo Dias

Ácidos: Cloro, Fósforo, Nitrogênio, Carbono
Bases: Nitrogênio (Aminas), Sódio, Potássio. Cálcio
Óxidos: Nitrogênio, Carbono, Cálcio

0
Dislike0
User badge image

Dhomini Ramos

LLL

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais