Buscar

Exemplifiquei o princípio do contraditório e a ampla defesa?

Gostaria de saber a diferença entre esses princípios fundamentais,

 

Agradeço desde já,  

💡 2 Respostas

User badge image

Laíze Queiroz

O contraditório protege que toda alegação fática ou apresentação de prova feita por uma das partes no processo, pode o adversário se manifestar, dando um perfeito equilíbrio entre a pretensão punitiva do Estado e o direito à liberdade e à manutenção do estado de inocência do acusado.

A ampla defesa gera diversos direitos ao réu, como o caso de ajuizamento de revisão criminal e a oportunidade de ser verificada a eficiência da defesa pelo magistrado, que pode desconstituir o advogado nomeado pelo réu, fazendo com que ele eleja outro ou nomeie um dativo.

O princípio do contraditório e o princípio da ampla defesa, possibilitam a igualdade entre as partes.

Então, seguindo nesse raciocionio

A cláusula pétrea, no artigo ,  da C.F/88, dispõe o seguinte texto acerca desses dois princípios:

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:(...)

LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;(...)"

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Nossa Lei Maior situou os destacados princípios conjuntamente em seu Inciso LV, artigo 5.º: "Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com meios e recursos a ela inerentes".

Podemos dizer que o princípio da ampla-defesa engloba o princípio do contraditório.

Através do princípio do contraditório, vemos que sempre que uma parte alegar algo contra outra, a parte demandada tem direito à resposta.

Já a ampla-defesa diz respeito ao direito genérico do indivíduo de alegar fatos e produzir provas. 

Não é concebível, portanto, falar de um sem que se fale de outro, tendo o constituinte acertado ao colocar os dois princípios no mesmo inciso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais