Buscar

É possível a conexão de 2 ações interpostas no juizado especial cível, referentes as mesmas partes, porém distintas notas promissórias?

Ola pessoal, é o seguinte. Um advogado entrou com duas ações de execução no o juizado especial cível: cada uma no valor de 30 mil reais, com as mesmas partes, referente a notas promissórias distintas. Com certeza ele fez isso propositalmente, para aproveitar a celeridade processual e as vantagens desse rito. No ambito do JEC, é possível haver a conexão entre essas ações, extinguir por incompetencia quanto ao valor da causa e remeter o processo a vara Cível? Não encontrei muita jurisprudência a respeito.. Desde já, obrigada!

💡 2 Respostas

User badge image

Jackeline Pereira [Adv]

"Segundo o art. 55, caput, do NCPC, “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.

O §2º também determina que as normas de Conexão no Novo CPC deverão ser aplicadas à execução de título extrajudicial e à ação de conhecimento relativa ao mesmo ato jurídico e às execuções fundadas no mesmo título executivo". (http://natividadejuridica.com/conexao-no-novo-cpc/)

Tendo em vista que os títulos executivos são distintos, ou seja obrigações distintas que não se relacionam, creio que não há como alegar conexão. No entanto, se elas se tratarem a uma mesma obrigação (relação júridica) é possível alegação de conexão.

É possível ainda, aplicar o §3º do art. 55 CPC, mas aí só haveria junção das ações para sentença, e não a junção dos valores para retirar a competência do JEC, uma vez que não há nenhuma obrigação de interpor ação de execução de títulos contra uma pessoa em um único processo, havendo a liberdade de desmembrar a execução dos títulos se forem de obrigações distintas.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Não é possível a conexão e a continência, neste caso.

Ainda que o Código de Processo Civil tenha aplicação subsidiária aos processos dos Juizados Especiais Cíveis, nos termos do art. 53, da Lei 9.099/95, as ações são fundadas em causas de pedir distintas, quais sejam, títulos de crédito diversos, razão pela qual não se amolda ao previsto nos arts. 54 a 56, do CPC.

Dispositivos citados:

"Art. 53, da Lei 9.099. A execução de título executivo extrajudicial, no valor de até quarenta salários mínimos, obedecerá ao disposto no Código de Processo Civil, com as modificações introduzidas por esta Lei."

"Código de Processo Civil:

Art. 54. A competência relativa poderá modificar-se pela conexão ou pela continência, observado o disposto nesta Seção.

Art. 55. Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.

[...]

Art. 56. Dá-se a continência entre 2 (duas) ou mais ações quando houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o pedido de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais