Buscar

QUESTÃO

A análise do comportamento de funções é importante para que se possa conhecer a tendência da função, ou seja, observar se, ao longo do tempo, por exemplo, a função apresenta comportamento crescente ou decrescente. Para esse fim, o conceito de limite é muito útil, pois permite uma boa avaliação das funções. Suponha que uma determinada função P(x) seja dada pela razão entre duas outras funções, a função q(x) e a função s(x), sendo q(x) = 2x+3 e s(x)=5x. Considerando P(x)=q(x)/s(x)     

leia as afirmações a seguir e cite as  corretas: 

I. O domínio de P(x) é definido para o conjunto D(P)={x ε R / x ≥ 0}. 

II. A função em si admite números reais negativos e positivos. 

III. A função não pode ser determinada para x=0, mas é possível calcular seu limite e esse valor é igual a 60.  IV. Aplicando o limite para x→0 nessa função, verifica-se que ela apresenta limite infinito com assíntota vertical em 0.

💡 1 Resposta

User badge image

Rafael Santos Prado

l. FALSO-Como P (x)=(2x+3)/5x temos que a única restrição é x ser diferente de zero. ll. VERDADEIRO- O enunciado não cita nenhuma restrição para as funções q(x) e s(x). lll.FALSO- lim (2x+3)/5x DIFERENTE lim (2x+3)/5x , portanto o limite não existe, pois os lim laterais são diferentes. x-> 0- x-> 0+ lV. FALSO- como vimos no item (lll) temos que o lim não existe.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Vamos analisar alguns cálculos abaixo:

\(\begin{align} & P(x)=\frac{q(s)}{s(x)} \\ & P(x)=\frac{2x+3}{5x} \\ & P(x)\in R\ne 0 \\ \\ \\ & \underset{x\to {{0}^{+}}}{\mathop{\lim }}\,\frac{2x+3}{5x}=+\propto \\ & \underset{x\to {{0}^{-}}}{\mathop{\lim }}\,\frac{2x+3}{5x}=-\propto \\ & x=0\text{ }\!\!\tilde{\mathrm{}}\!\!\text{} \\ \end{align} \)

Portanto, analisando os cálculos acima, concluimos que as afirmativas corretas são II e IV. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais