Buscar

Diferença entre resumo e resenha

Toda resenha deverá conter um resumo da obra e um juízo crítico a respeito dos argumentos do autor. Nesse sentido, a diferença entre resumo e resenha está justamente

💡 6 Respostas

User badge image

RD Resoluções

No que se refere à produção de texto em sala de aula, é de certa forma uma maneira de sistematizar o estudo, muitos professores solicitam aos alunos os famosos resumos e resenhas. Certamente, ambos os gêneros são de suma importância para os nossos estudos. Por sua vez, percebemos que alguns professores não os distinguem, chegam até afirmar que, ambos são a “mesma coisa”. É nesse contexto, que apresento a vocês suas diferenças.

Os resumos podem ser:

 Indicativo ou descritivo > se refere à topificação de um determinado texto, trazendo apenas as partes mais importantes do texto original.

 Informativo ou analítico > contém as informações mais importantes do texto. E o resumo mais solicitado.

 Crítico > apresenta as ideias principais do texto, o educando pode formular um julgamento sobre o trabalho.

Vale ressaltar que, o resumo não é necessariamente copiar, colar frases, ou até mesmo, parágrafos inteiros de uma obra, e sim sintetizá-los de acordo com compreensão do leitor. Outra dúvida que permeia o gênero em questão é o seu tamanho. O resumo varia de acordo com o objetivo da obra em questão. A ABNT, diz que, o resumo deve ser elaborado em apenas um parágrafo distribuídos em 100 palavras se for de notas e comunicação breves. Em monografia ou artigo, seu tamanho será de até 250 palavras. Já em relatórios e teses pode conter até 500 palavras.

As resenhas podem ser:

 Descritiva > deve conter informações detalhadas sobre a obra, são elas: título, editora, ano, data de publicação, origem, números de volumes (coleção), páginas (livros e capítulos) e informações técnicas (filmes). Além disso, um resumo da obra, ponto de vista, objeto em questão, objetivos, linguagem e o ponto de vista defendido. É importante deixar claro que, nesse tipo de resenha não é necessário o valor de juízo, pois trata-se apenas de uma descrição detalhada da obra em questão.

 

  Crítica > deve conter todos os elementos da resenha descritiva. Esta ainda deve apresentar um juízo de valor sobre a obra resenhada, ou seja, um ponto de vista, baseado em argumentos e provas sobre as ideias apresentadas.

REFERÊNCIA:

CAIRO, Alena, Cristiane Dutra e Lucia Marsal. Resenha: a síntese crítica (p. 95 – 108).______________________ Resumo: síntese de ideias (p.109 – 119). In: Lutar com palavras: leitura escrita e gêneros textuais. Salvador: Associação Baiana de Educação e Cultura. 2007

Texto extraído do site:

http://pedagogiadasletras.blogspot.com/2011/11/diferencas-resumo-x-resenha.html

Resposta:

Resumo é o efeito de recapitular ou sintetizar as ideias principais e secundárias de um texto.

Resenha é a apresentação e descrição de um determinado produto, (coleção, livro, capítulo, filme, música, evento etc.) imprimindo-lhe um juízo de valor.

3
Dislike0
User badge image

Ricardo Souza

ok!

1
Dislike0
User badge image

Adna Gomes

o resumo é a apresentação da obra destacando o a ideia principal, os objetivos, a metodologia, e os resultados ou conclusão. A resenha trata de fazer uma abordagem da obra , iniciando com a bibliografia do autor para adentrar no texto propriamente dito. A resenha apresenta o texto de forma crítica ou descritiva , na crítica são as impressões do leitor e as duas perspectivas e recomendacões.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais