Buscar

Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona, que produz, como efeito final uma reelevação dos níveis de sódio o do tipo:

Um indivíduo que ingere, eventualmente, uma menor quantidade de sódio em sua alimentação, tende a forçar uma queda da concentração deste íon na circulação sanguínea, apresentando uma tendência decorrente de diminuição da pressão arterial sistêmica. Como resultado, o organismo ativa um sistema químico compensatório - o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona, que produz, como efeito final uma reelevação dos níveis de sódio circulantes e aumento da pressão. O processo descrito acima evidencia um controle homeostático do tipo:

💡 2 Respostas

User badge image

tauani cunha

feedback negativo 

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

É tido como um controle Endócrino, com feedback positivo.


Como a renina funciona?

Secreção de renina: Esta substância é responsável pela ativação do sistema Renina-angiotensina II através da ação enzimática sobre a reação de transformação de angiotensinogênio em angiotensina I, que por sua vez transforma-se em angiotensina II sob ação da enzima conversora de angiotensina (ACE) que também atua hidrolizando a bradicinina. A angiotensina II age modificando a ação renal da seguinte forma:

  • Maior ação de vasoconstricção das arteríolas eferentes no rim, aumentando a filtração glomerular.
  • Ação sobre o córtex da adrenal, levando à produção de aldosterona. Esta, por sua vez, age nos túbulos renais estimulando a retenção e absorção de sódio. Por mecanismos osmóticos, a água também tem sua absorção aumentada. A conseqüência disso é o aumento da volemia e, então, hipertensão arterial.
  • Ação sobre as células mesangiais do glomérulo de forma a contraí-las. Então haverá diminuição da área de filtração glomerular com conseqüente redução da taxa de filtração glomerular (TGF).
  • Secreção de 1.25 dihidroxi-calciferol o qual é importante na absorção de cálcio no túbulo renal e no depósito de cálcio no osso.
  • Secreção de eritropoetina, um fator de crescimento com ação única e específica de estimular a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Esse hormônio tem sua produção aumentada em condições de hipóxia.

fonte:https://www.passeidireto.com/arquivo/22063110/fisiologia-renal---objetivos-respondidos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais