Buscar

Há a Possibilidade de Honorários Sucumbenciais no Cumprimento de Sentença?

Com o advento da Lei 11.232/05, o anteriormente chamado Processo de Execução deixou de figurar como um processo autônomo para se tornar uma nova fase do Processo de Conhecimento, chamada Cumprimento de Sentença. Desta forma surgiu na doutrina divergências a respeito do cabimento de honorários advocatícios nessa nova fase, visto que não mais se trata de um novo processo. Na sua opinião há possibilidade ou não de Honorários Advocatícos no Cumprimento de Sentença? Opine de forma fundamentada.

💡 3 Respostas

User badge image

Anderson Júnior

Na minha opninião não há que se falar em honorários na fase de cumprimento de sentença por se tratar de uma nova fase do processo de conhecimento. É o entendimento por exemplo de Humberto Theodoro. Mas há muitas divergências doutrinárias e vale aprofundar-se no tema.

0
Dislike0
User badge image

Ailton Santana

O honorário de sucumbência se dará no fechamento da sentença de um processo. Tendo base que o processo de execução de sentença equipara-se ao de conhecimento, onde o processo de conhecimento é uma parte do processo principal, não teria motivo para se cobrar honorários nesse meio tempo, já que como bem mencionado, trata-se de um único processo. 

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Sim, é possível o arbitramente de honorários sucumbenciais na fase executória, por força expressa do art. 85, § 1º, CPC:

Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.

§ 1º São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais