Buscar

Quais os aspectos doutrinários e posição do STF sobre o principio do retrocesso

💡 2 Respostas

User badge image

alexandre amparo

não sei 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

No Brasil, o estudo do princípio em questão é, em grande parte, atribuído a José Afonso da Silva,que considerava que as normas constitucionais definidoras de direitos sociais seriam normas de eficácia limitada e ligadas ao princípio programático, que, "inobstante tenham caráter vinculativo e imperativo, exigem a intervenção legislativa infraconstitucional para a sua concretização, vinculam os órgãos estatais e demandam uma proibição de retroceder na concretização desses direitos". Portanto, há o reconhecimento, por parte do autor, da existência do princípio da proibição de retrocesso social.

O STF se manifestou pela primeira vez sobre o assunto por meio do acórdão prolatado na ADI nº 2.065-0-DF, na qual se debatia a extinção do Conselho Nacional de Seguridade Social e dos Conselhos Estaduais e Municipais de Previdência Social.

Embora o STF não tenha conhecido da ação, por maioria, por entender ter havido apenas ofensa reflexa à Constituição, o voto do relator originário, Ministro Sepúlveda Pertence, reconheceu uma vedação genérica ao retrocesso social.

Outras decisões do STF trataram do tema da proibição de retrocesso social, como as ADIs nºs 3.105-8-DF e 3.128-7-DF, o MS nº 24.875-1-DF e a ADI nº 3.104-DF.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais