Buscar

Qual a importância das moléculas co-estimulatorias na apresentação de antigeno? Cite exemplos

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Bianca da Silva

Olá Aline, 

Sem co-estimulação o linfócito não é ativado, ou seja, torna-se anérgico. Para que um linfócito T exerça a sua função, ele precisa de dois sinais para ser ativado: apresentação de antígeno por uma APC e coestimuladores. A apresentação do antigeno se dá pelo complexo MHC e a coestimulaçao se dá pela expressão de moléculas da familia B7 presentes nas APCs que se ligam a moléculas CD28 nos linfócitos T. O TCR dos LT reconhecem o peptideo apresentado pelo MHC das APCs e então as APCs passam a expressar em grande quantidade moléculas B7 e em resposta os LT passam as expressar CD28. Alem desses pares de ligantes é importante destacar a expressão do par ligante CD40/CD40L. Os LT ativados expressam CD40L que acoplam ao CD40 das APCs e ativa essas células tornando-as mais potentes por fortalecer a expressão de B7 e a secreção de citocinas IL-12, que por sua vez é a citocina que promove a diferenciação das células T. As APCs também produzem moléculas CTLA-4 quando a resposta ao antígeno acaba. Então essas moléculas CTLA-4 competem com moléculas B7 pelos ligantes CD28. 

Um detalhe importante: Vamos supor que um LT fosse ativado apenas pelo reconhecimento de antigenos. Correriamos o risco de um LT que reconhece antigenos próprios, desencadear uma resposta autoimune. Isso só não acontece por que não houve coestimulação, então essa célula se tornou anérgica, e pelo fato de também ser autorreativa sofrerá apoptose. 

Espero ter ajudado, 

Grande abraço e bons estudos. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os LT CD8 reconhecem antígenos intracitoplasmáticos apresentados por moléculas MHC de classe I, que são expressas por praticamente todas as células nucleadas. Células infectadas por vírus e células tumorais normalmente são reconhecidas pelos LT CD8. Após adesão a células-alvo apresentando um antígeno associado ao MHC e co-estímulo adequado, os LT CD8 proliferam e, em um encontro subseqüente, podem eliminar por citotoxicidade qualquer célula que apresente esse antígeno especifico, independente da presença de moléculas co-estimulatórias.


Os LT CD8 apresentam grânulos citoplasmáticos contendo perforinas e granzimas. As primeiras abrem poros na membrana da célula-alvo e as granzimas passam através destes poros e, no citoplasma da célula-alvo, ativam enzimas chamadas caspases que induzem a fragmentação do DNA, levando a célula a entrar na via de morte celular programada (apoptose). Os LT CD8 também podem mediar citotoxidade pela expressão do receptor Fas L (CD95) que ao interagir com a molécula Fas da células-alvo ativa também caspases que vão levar à apoptose. A ativação dos macrófagos pelas citocinas de LT CD4 e o papel dos LT CD8 em eliminar células infectadas por vírus ou tumorais são de fundamental importância no controle de infecções que não foram eliminadas pelo sistema imune inato. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais