Buscar

qual a diferença entre gorduras trans, saturadas e insaturadas?

💡 3 Respostas

User badge image

Jeus Vieira

GORDURA SATURADA -É de origem animal considerada a gordura ruim. Está presente nas manteigas, nos embutidos, nas carnes de peixe, frango e boi.

GORDURA INSATURADA - É produzidas dos grãos e frutas é consderada a gordura boa. Estas se divide em dois grupos: monoinsaturada e poli-insaturada. Estão presentes nos óleos vegetais e azeites e nos grão. 

GORDURA TRANS - É um tipo de gordura formada pelo processo de hidrogenação, no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans (gordura sólida). Ela não faz bem a saúde e pode trazer muitos danos ao organismo, entre eles as possibilidades são: aumentar a taxa de colesterol "ruim" LDL no sangue e ao mesmo tempo fazer com que a taxa do colesterol "bom" HDL abaixe.

Para concluir podemos dizer que as gorduras saturadas e insaturadas tem diferentes origens, animal as saturadas, vegetal as insaturadas, e além disso diferentes consequências na saúde das pessoas. As saturadas afetam negativamente o organismo, em quanto as insaturadas afetam positivamente o organismo. Vale a pena esclarecer que ambas afetam negativamente o organismo quando consumidas em excesso.

As gorduras trans são o resultado de um processo químico, que afetam negativamente a saúde.

2
Dislike0
User badge image

nutricao superacao

gorduras saturas e quela de origem animal ja a insaturada é de origem vergetal enquanto as trans sao gorduras modificas em laboratorio ou seja produzidas nas industrias

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A gordura insaturada é de origem vegetal, ela aumenta o colesterol bom do organismo. Ela é dividida em monoinsaturada e a poli insaturada. Como por exemplo o azeite de oliva, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça e outros alimentos. Seu efeito é de ajudar a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças cardiovasculares) e a pressão arterial.


Já a gordura saturada, é um tipo de gordura encontrada principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Como por exemplo em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata). O seu efeito no corpo favorece o aumento do colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.


E a gordura trans é um tipo de gordura formada por um processo químico de hidrogenação, no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida. Esta gordura é mais prejudicial à saúde do que a gordura saturada por reduzir a lipoproteína de alta densidade (HDL-c o colesterol bom). Ela é encontrada na margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote, fast-foods, empanados tipo nuggets. E os seus efeitos no corpo não fazem nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom.


Portanto, podemos concluir que as gorduras saturadas e insaturadas tem diferentes origens, animal as saturadas, vegetal as insaturadas, e além disso diferentes consequências na saúde das pessoas. As saturadas afetam negativamente o organismo, em quanto as insaturadas afetam positivamente o organismo. Por sua vez, as gorduras trans são o resultado de um processo químico, que afetam negativamente a saúde.

Fontes:

  • https://frufruta.com.br/tipos-de-gordura/. Acesso em 23 de julho de 2018;
  • https://www.casadicas.com.br/alimentacao/diferenca-entre-gordura-saturada-insaturada-e-gordura-trans/. Acesso em 23 de julho de 2018.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais