Buscar

Qual a principal arteria do corpo

💡 5 Respostas

User badge image

Cecília Freire

Artéria aorta

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Artérias são estruturas cuja função é transportar sangue oxigenado, juntamente com nutrientes para todos os tecidos do corpo, por meio do sistema circulatório. As artérias se diferenciam entre si, sendo algumas de maior tamanho, com paredes mais espessas e elásticas, que se ramificam formando outras artérias de menor diâmetro, e assim progressivamente até a formação de arteríolas.


Sabe-se que a principal artéria do corpo é a aorta, uma artéria de grande diâmetro e paredes muito elásticas, fundamental na estabilização do fluxo sanguíneo. Pela artéria aorta circula o sangue oxigenado dos pulmões, que é bombeado pelo ventrículo esquerdo do miocárdio.

A artéria aorta se ramifica em artérias de menor diâmetro, que distribuem sangue para as diversas partes do corpo, e no início da artéria aorta há uma porção ascendente que origina artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco.


Deste modo, a principal artéria do corpo, a aorta é responsável pela estabilização do fluxo sanguíneo de todo o corpo, pois esta transporta oxigênio e nutrientes que saem dos pulmões para todos os demais tecidos do corpo, e irriga diretamente o miocárdio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais