Buscar

Qual o prazo da apelação?

💡 4 Respostas

User badge image

Giovanna Mary

15 dias úteis, lembrando da exceção dos que gozam do prazo em dobro (MP, defensoria pública, advocacia pública)

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Ribeiro

O recurso de apelação existe tanto no processo civil quanto no processo penal.

No processo civil o prazo para apelação encontra-se no artigo 1003 §5° do CPC: "Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias".

 

No processo penal o prazo encontra-se no artigo 593 do CPP:  "Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias."

0
Dislike0
User badge image

Maria Campos

Em relação ao prazo da apelação, haverá um prazo geral de cinco dias para a petição de interposição (demonstra que o sujeito vai apelar da decisão) perante o órgão jurisdicional, de forma como prevê o art. 593 do Código de Processo Penal. Atende-se para que este prazo não conta a partir do primeiro dia e terá seu limite até o último dia, ou seja, tais dias são contados a partir da data de intimação da sentença. Contudo, quando for oferecer as razões recursais será de oito dias, como prevê o art. 600 do CPP. Em caso de assistente de acusação habilitado possui 5 dias para manifestar intenção de recorrer e 8 dias para apresentar razões, em caso de assistente de acusação não habilitado possui 15 dias para manifestar intenção de recorrer e 8 dias para apresentar razões. Porém, no caso das contravenções o prazo será de três dias. E por fim, sem esquecer da Lei 7.871/89, que concede prazo em dobro para os membros da Defensoria Pública dos Estados e não para o Ministério Público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais