Buscar

Como se dá o calculo da pena ?

aspectos doutrinários e legais

💡 2 Respostas

User badge image

leandro pereira

O critério do cálculo da pena se faz segundo o critério trifásico, elaborado por Nélson Hungria. 

Primeiro, o juiz parte sempre da menor pena de um crime. Lembre-se que o código penal e as leis penais trazem um crime e, logo, abaixo uma pena mínima e máxima, cabendo ao juiz fixá-la. Assim sendo, o juiz partirá sempre do mínimo legal. Exemplo. Crime de furto " de 1 a 4 anos de reclusão". Parte-se sempre de ' ano. 

Nessa primeira fase, vc observa as circunstâncias judiciais, do art. 59 do Código Penal. Ou seja, o juiz analisa a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social, a personalidade do agente, os motivos, as circunstâncias, o comportamento da vítima. Partindo do mínimo legal, o juiz vai aumentando a pena, segundo um critério subjetivo. A lei não fala quanto o juiz deve aumentar a pena, mas está consolidada na jurisprudência que não deverá ultrapassar de 1/6 da pena. 

Na segunda fase do cálculo. Analisam-se as circunstâncias agravantes, do art. 61 do CP e as atenuantes do art. 65, do CP. Só que, o juiz não, ainda aqui, poderá deixar a pena aquém ou além dos parãmetros do tipo penal analisado. EX: crime de furto. Juiz não pode ainda, nessa fase e na fase anterior, calcular a pena acima de 4 anos ou abaixo de 1. Assim sendo, vamos , por exmplo citar: Um juiz verificou que o crime de furto foi praticado por motivo fútil ou torpe, aumenta um pouco da pena. 

Na terceira e última fase, o juiz analisa as causas de aumento e de diminuição de pena. Aqui, poderá o juiz diminuir a pena aquém do mínimo legal. Por exemplo, furto em que a pena mínima é de 1 ano. Se houver tido não a consumação do furto, mas sim a sua tentativa, diminui-se a pena aquém do mínimo. 

OBS: Quando no tipo penal , tiver o tipo qualificado que se enquadrar no caso concreto a dosimtria da pena será feita com base no tipo qualificado e não no do caput. 

OBS: O único caso emq ue é possível a pena ir aquém do mínimo é na terceira fase. Nos demais casos nunca se diminui aquém do mínimo legal e nem se exorbita daquela pena máxima, prevista no tipo penal.

2
Dislike1
User badge image

Janaína Przybulinski

O cálculo da pena, nos termos do art. 68 do CP, se dá por meio do sistema trifásico de aplicação da pena, onde primeiro serão analisadas as circunstâncias judiciais; em seguida as circunstâncias atenuantes e agravantes e, por ultimo, as causas de aumento e diminuição (majorantes e minorantes).

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais