Buscar

Qual a principal contribuição do modelo atômico de Rutherford para o desenvolvimento da estrutura atômica?

De acordo com o Modelo Atômico de Rutherford, explique a sua principal contribuição para o desenvolvimento da estrutura atômica. 

Qual seria a resposta ideal?

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Através de um experimento envolvendo radiação alfa, uma fina folha de ouro e o material fluorescente sulfeto de zinco, Rutherford descartou a natureza maciça do átomo, esclarecendo um novo modelo, onde o núcleo seria muito pequeno e mais denso que a periferia do átomo. Nesse modelo, ele esclareceu a localização das cargas no átomo.  O átomo possui um núcleo muito pequeno carregado positivamente com cargas denominadas prótons e concentrando toda a massa do átomo. Este núcleo é envolvido por uma nuvem eletrônica denominada eletrosfera, na qual encontram-se os elétrons (partículas negativas) que equilibram a carga do átomo, e possuem massa quase desprezível. Além disso, ele afirmou que junto aos prótons no núcleo estariam presentes outras partículas atômicas, o nêutron, que foi descoberto por James Chadwick em 1932.

1
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

O modelo de Rutherford esclareceu o de Thomson acerca da localização de cargas.
Partículas carregadas positivamente foram denominadas de prótons.

Conheça os diversos modelos já propostos para o átomo  
No modelo atômico de Rutherford, o átomo teria um núcleo de carga elétrica positiva, os prótpons, de tamanho muito pequeno em relação ao seu tamanho total e este núcleo contendo toda a massa do átomo, era rodeado por elétrons de carga elétrica negativa, os quais descreveriam em altas velocidades órbitas helicoidais.

 

Abçs

6
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais