Buscar

como funciona o labirinto?

💡 2 Respostas

User badge image

NAIRA THAIS

Ao contrário de áreas cerebrais relacionadas a visão, audição, olfato e sensibilidade, não se acredita que exista uma região no córtex responsável exclusivamente pela informação vestibular (dolabirinto).

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver a questão, usaremos os conhecimentos em biofísica, especificamente aparelho vestibular.

O aparelho vestibular, também conhecido como sistema vestibular, é composto por um grupo de órgãos localizados no ouvido interno dos vertebrados que apresenta como função a manutenção do equilíbrio dos vertebrados.


O labirinto é dividido em labirinto ósseo e labirinto membranoso, sendo que entre estes encontra-se a perilinfa, líquido análogo ao cefalorraquidiano que apresenta como função o amortecimento das vibrações ósseas. No interior das estruturas membranosas é encontrado outro líquido, a endolinfa.


Portanto, em situações de movimentação, a endolinfa encontrada no interior dos canais semicirculares caminha em direção oposta ao movimento da cabeça. Quando há uma parada repentina da rotação, a endolifa continua em movimento. Neste instante, o disparo das células ciliares cessa. Deste modo, há a transmissão, pelos canais semicirculares, de um sinal de polaridade quando a cabeça começa a girar e de polaridade contrária quando esse movimento é interrompido.

Fonte: https://www.infoescola.com/anatomia-humana/aparelho-vestibular/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais