Buscar

o que é catálise ?

conteúde de enzimas 

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A catálise é um processo no qual a velocidade de uma reação é influenciada pela adição de uma substância química para diminuir a energia de ativação (Ea) e, então, alterar o mecanismo de reação, fornecendo assim um caminho alternativo de reação, com energia de ativação menor que o caminho convencional.

Os catalisadores permitem que as reações ocorram com maior velocidade e em temperatura mais baixa. No caso das enzimas é possível relacionar quatro mecanismos de catálise:

1.O substrato liga-se à enzima por atrações fracas múltiplas (ligações eletrostáticas, pontes de hidrogênio, forças de Van der Waals e interações hidrofóbicas) ocorrendo tensões entre as ligações da molécula do substrato e mais facilmente essa molécula atingirá o estado de transição.

2.A interação enzima-substrato orienta grupos reativos, aproximando uns dos outros.

3.O envolvimento de doadores (ácidos) e aceptores (bases) de prótons.

4.O substrato é orientado para o sítio ativo da enzima e forma uma ligação covalente intermediária com a enzima ou a coenzima. Um dos exemplos mais bem estudados desse tipo de mecanismo de catálise é aquele envolvendo proteólise por serina proteases, que inclue enzimas digestivas (tripsina, quimiotripsina e elastase) e várias enzimas do sistema de coagulação sangüínea.

2
Dislike0
User badge image

Paulo Moura

Catálise é o aumento da velocidade de uma reacção química de duas ou mais reagentes, devido à participação de uma substância adicional chamado um catalisador

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais