Buscar

Em uma experiência laboratorial, o nervo vago que inerva o coração de uma rã foi estimulado eletricamente, liberando acetilcolina, que provoca:

💡 3 Respostas

User badge image

Rodrigo Irikura

A liberação de Ach no coração é uma resposata parassimpática, ou seja, causa ionotropismo negativo (diminuição da frequencia e do débito cardíaco).

1
Dislike0
User badge image

Joao Paulo Araujo Guerra

Diminuição da frequência cardíaca.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O estímulo do nervo vago provoca Bradicardia.


O sistema nervoso faz parte do organismo dos seres humanos e transmite sinais entre diferentes partes do organismo e coordena suas ações voluntárias e involuntárias, é dividido em duas partes sendo a primeira o Sistema Nervoso Central e a segunda o Sistema Nervoso Periférico. Nossa atenção está voltada para o Sistema Nervoso Periférico porque nele subdivide o Sistema Nervoso Autônomo e será ele que controlará a frequência cardíaca e pressão arterial do organismo. Dito isso, podemos falar que o sistema nervoso periférico tem um papel fundamental no controle do corpo porque liga o Sistema Nervoso Central com as outras partes do corpo. 


Sabemos que o coração possui um sistema de controle que é "auto-regulador" e tal sistema é intrínseco ao coração e pode funcionar sem quaisquer influências nervosas, mas a eficácia da ação cardíaca pode ser melhorada através de impulsos reguladores que tem origem lá no Sistema Nervoso Central.

O Sistema Nervoso Autônomo é dividido em duas partes:

  • Sistema Nervoso Simpático: Aumenta a frequência cardíaca, pode aumentar a força da contração cardíaca e a velocidade dos impulsos emitidos pelo Nodo Sinoatrial. Em outras palavras, a estimulação simpática aumenta a atividade cardíaca, é um mecanismo que em situações necessárias (que precisam de mais batimentos cardíacos) será ativado.
  • Sistema Nervoso Parassimpático: Ao contrário da estimulação simpática, a parassimpática diminui os batimentos cardíacos junto com a força de contração dos músculos cardíacos. É capaz de "atrasar" os impulsos emitidos pelo nodo Atrioventricular, o que retarda o espaço de tempo entre as contrações atrial e ventricular. Logo, a estimulação parassimpática diminui todas as atividades cardíacas. Podemos relacionar com os períodos de repouso, quando o coração pode descansar (batendo mais lentamente) enquanto "o corpo está dormindo".
  • Nodo Sinoatrial e Atrioventricular: Um tem função de emitir "ondas elétricas" que produzem a contração do coração e o outro serve como "mediador" para saber quando o nodo Sinoatrial pode emitir um novo impulso, respectivamente. Para informações mais detalhadas, sugiro: Sistema Cardiovascular e seus Aspectos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais