Buscar

garrafa que explode

Uma garrafa de 2L está completamente cheia com água, a 10 bar, a temperatura de ebuliçao. As vizinhanças estão a 1 bar e a garrafa explode. Situação 2: a garrafa está cheia de vapor de agua saturada a 10 bar em lugar da agua liquida saturada. O que você acha que produzira maior estouro: explodir liquido ou vapor?

💡 2 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

Boa noite Fernanda,

 

No estado gasoso, as moléculas são mais agitadas do que no estado líquido. Só a título de curiosidade, a água não necessita estar a 100ºC para evaporar. Ela também evapora por calefação (o gotejar sobre uma chapa quente, como um ferro de passar roupas ou uma panela quente por exemplo) ou se a temperatura da água estiver um pouco mais quente do que a temperatura ambiente, ocorre perca para o meio e ai ela evapora, como no chuveiro elétrico em que se forma vapor d'água. Por hipótese, se as moléculas são mais agitadas no estado gasoso, então na presença de vapor o estouro da explosão será maior. Mas aguardo outras respostas, pois não tenho certeza se minha linha de raciocínio está correta.

 

Bjs

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

fazendo uma análize Baseada nas propriedades termodinâmicas tabeladas da água liquida saturada e vapor de agua saturada

obtemos:

água liquida saturada

energia interna=761,39kj/kg

volume específico=0,001127

vapor de agua saturada

energia interna=2582,8kj/kg

volume específico=0,19436

ou seja a explosão do vapor será muito maior pois há maior energia interna no sistema e o vapor tem um volume específico 100 vezes maior ou seja está mais "comprimido".

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais