Buscar

O QUE É O PRINCIPIO DA SUBSIDIARIEDADE?

💡 2 Respostas

User badge image

thais lima

 

   Nos casos em que se tem conflito aparente de normas penais, (ou seja, quando para um determinado fato, aparentemente, pode existir duas ou mais normas há serem aplicadas) são utilizados 4 principios para se obter uma resolução para o caso, sendo esses: 

a) principio da especialidade

b) principio da subsidiariedade

c) principio da consumação

d) principio da alternatividade.

O PRINCIPIO DA SUBSIDIARIEDADE 

 

Sustenta que o operador de direito deverá interpretar a situação e concluir que um tipo será subsidiário (norma menos abrangente) enquanto que o outro será primário (norma mais abrangente). Por conseguinte, a norma primária absorverá a norma subsidiária.

Nesse sentido, Fernando Capez dispõe que: “A norma que descreve o ‘todo’, isto é, o fato mais abrangente, é conhecido como primária e, por força do princípio da subsidiaridade, absorverá a menos ampla, que é norma subsidiária, justamente porque esta última cabe dentro dela. A norma primária não é especial, é mais ampla”.

O doutrinador exemplifica a conceituação dizendo: "Um fato (subsidiário) está dentro do outro (primário). É como se tivéssemos duas caixas de tamanhos diferentes, uma (a subsidiária) cabendo na outra (primária)".

 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O conflito aparente de normas no direito penal é solucionado por três regras: Consunção, especialidade e subsidiariedade. 

Na consunção quando um crime é um meio para outro crime mais grave o crime meio é absolvido, sendo que, o agente só será punido pelo crime mais gravoso. Ex.: Para subtrair um bem, A entra na casa de C e subtrai um objeto valioso. Nesse caso o crime de violação de domicílio fica absorvido pelo crime de furto. 

Na especialidade o crime especial afasta a aplicação do crime geral. Ex.: Uma mulher  sob influência do estado puerperal mata seu próprio filho após o nascimento. Nesse caso o crime adequado é o infanticídio e não o homicídio, pois, há uma elementar especial que é a influência do estado puerperal.

O princípio da subsidiariedade menciona que o agente será punido pelo crime mais leve apenas quando não for possível a aplicação do crime mais grave. Ex.: Se A joga uma pedra no carro de B quando esse passa e o mata, não responderá pelo crime de dano (menos grave) e sim pelo crime de homicídio (mais grave). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais