Buscar

O que significa as externalidades.

analise

💡 2 Respostas

User badge image

Mikaela Bello

Em economia, externalidades são os efeitos colaterais de uma decisão sobre aqueles que não participaram dela. Existe uma externalidade quando há consequências para terceiros que não são tomadas em conta por quem toma a decisão.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As externalidades acontecem quando o consumo ou a produção de um determinado bem afetam os consumidores ou produtores e esses impactos não são considerados no preço de mercado do bem. Desse modo, as externalidades podem ser positivas ou negativas.

Como exemplo de externalidade negativa cita-se o caso de uma empresa que provoca poluição em rios no seu processo de produção e acaba prejudicando a colheita dos agricultores da vizinhança desse rio. A poluição representa um custo externo porque quem sofre os danos causados pela poluição não foi quem a produziu, ou seja, a agricultura que paga o custo da poluição da indústria. Nesse caso, o nível de produção da indústria é maior do que aquele socialmente desejável.

Por sua vez, como exemplo de externalidade positiva menciona-se a atuação das escolas e universidades na formação de indivíduos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais