Buscar

Como é feito o teste de Lasegue?

💡 2 Respostas

User badge image

Luciano oliveira

O teste de Lasegue é utilizado para avaliar dor lombar associada a ciatalgia, seja compressiva ou inflamatória.

Com o paciente em decúbito dorsal, eleva-se o membro com o joelho em extensão. É positivo quando o paciente queixa dor lombar a partir dos 30º de elevação

1
Dislike0
User badge image

Amanda Oliveira

OBJETIVO: Avaliar a restrição de movimento da dura-máter e da medula espinal ou raízes dos nervos da coluna lombar inferior, especialmente do nervo isquiático.

POSIÇÃO DO PACIENTE: O paciente fica em posição supina. O quadril é girado e aduzido em orientação medial e o joelho é estendido. A cabeça deverá ficar em posição neutra e as mãos ao lado do corpo.

POSIÇÃO DO EXAMINADOR: O examinador fica adjacente à pelve da perna que está sendo testada, colocando a mão sobre o joelho do paciente para estabilizá-lo em extensão. A outra mão agarra o tornozelo do paciente, sendo usada para elevar a perna para cima.

PROCEDIMENTO DO TESTE: O examinador flete o quadril do paciente até que ele se queixe de dor ou aperto nas costas ou na parte posterior da perna. A seguir, lenta e cuidadosamente ele abaixa a perna levemente (estendendo-a) até que o paciente deixe de sentir dor ou aperto. Ele então executa um movimento de dorsiflexão no pé do paciente ou pede a ele que flexione ativamente o pescoço, de modo que o queixo atinja o tórax; ou, as duas ações podem ser feitas simultaneamente. Mais frequentemente, a dorsiflexão do pé é feita primeiro.

INDICAÇÕES DE TESTE POSITIVO: Se a dor for principalmente nas costas, é mais provável a existência de hérnia de discoresultante da pressão nas meninges anteriores da medula espinal, ou então o quadro patológico que causa a pressão está localizado mais no centro. Pacientes "só com dor nas costas" e sofrendo prolapso de disco apresentam prolapsos menores e mais centrais. Se a dor for inicialmente na perna, o quadro patológico que causa pressão sobre os tecidos neurológicos tem mais probabilidade de estar localizado lateralmente. Uma hérnia de disco ou quadro patológico causando pressão entre dois extremos tem mais probabilidade de causar dor em ambas às áreas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais