Buscar

Tributos em especie :

Em relação ao imposto de renda, assinale a alternativa incorreta:

 

a.

A Constituição determina que o Imposto sobre a Renda será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei.

 

b.

A incidência do imposto independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção.

 

c.

Segundo o artigo 44 do Código Tributário Nacional a base de cálculo do imposto é o montante, real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributáveis.

 

d.

Na sistemática do lucro real, o contribuinte efetivamente calcula seu lucro, abatendo do faturamento as despesas legalmente autorizadas.

 

e.

O contribuinte do Imposto sobre a renda é a pessoa física apenas, titular de renda ou provento de qualquer natureza.

💡 3 Respostas

User badge image

Mara Schwartz

São contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ):

I – as pessoas jurídicas;

II – as empresas individuais.

As disposições tributárias do IR aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou não.

 

resposta letra E

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A) Correta. Segundo o art. 153, § 2º, da CF, o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza "será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei".

B) Correta. "Art. 43 CTN. O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:

§ 1º A incidência do imposto independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção".

C) Correta. "Art. 44. A base de cálculo do imposto é o montante, real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributáveis."

D) Correta. Na sistemática do lucro real, o contribuinte efetivamente calcula seu lucro,abatendo do faturamento as despesas legalmente autorizadas.

E) Errada. "Art. 2º As pessoas físicas domiciliadas ou residentes no Brasil, titulares de disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza, inclusive rendimentos e ganhos de capital, são contribuintes do imposto de renda, sem distinção da nacionalidade, sexo, idade, estado civil ou profissão".

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Almeida

Crreta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais