Buscar

EXPLIQUE O PROCESSO DE INDEPENDENCIA

💡 3 Respostas

User badge image

Arthur Geroncio

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A independência é uma condição de uma pessoa , nação , país ou estado em que seus residentes e população, ou parte dela, exercem autogoverno e geralmente soberania sobre o território. O oposto da independência é o status de um território dependente.

Se a obtenção da independência é diferente da revolução, há muito tem sido contestada e tem sido debatida com frequência sobre a questão da violência como meio legítimo de alcançar a soberania. [1] Em geral, as revoluções visam apenas redistribuir o poder com ou sem um elemento de emancipação, tal como na democratização dentro de um estado, que como tal pode permanecer inalterado.

Às vezes, um estado que deseja obter independência de um poder dominante emitirá uma declaração de independência ; o primeiro exemplo sobrevivente é a Declaração de Arbroath da Escócia em 1320, com o exemplo mais recente sendo a declaração de independência de Azawad em 2012.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais