Buscar

Como calcular deflator do PIB?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para se entender o que é o deflator do Produto Interno Bruto, é preciso antes ter a noção exata do que é o PIB Nominal e o PIB Real.

O PIB nominal é o valor que se alcança na soma de todos os bens produzidos em um determinado local, a preços correntes, durante um determinado espaço de tempo. Por ser um cálculo baseado apenas em valores, a quantidade de produtos pode ser sempre a mesma, mas, devido à inflação, o valor dos produtos pode subir, o que geraria um aumento no PIB, embora a produção ainda fosse a mesma.

Já no PIB real, toma-se um ano como ano-base, ou seja, se pega os valores dos produtos durante aquele ano e se calcula o aumento de produção e, por consequência, o aumento ou diminuição no PIB, pela quantidade de produtos produzidos a mais ou a menos. A inflação não influencia neste cálculo, já que o ano base será sempre o mesmo, com o mesmo valor de mercado dos produtos do ano-base.

Tendo estes dois conceitos claros, fica mais simples entender o que é o deflator do Produto Interno Bruto. O deflator do PIB é a divisão do PIB Nominal pelo PIB Real, multiplicados por cem. Este valor serve para medir o preço da unidade típica do produto, em comparação com o preço que se leva em consideração como o preço real do produto em seu ano-base. Matematicamente:

\(\text{deflator do PIB}=\dfrac{\text{PIB Nominal}}{\text{PIB Real}}\)

Fonte: http://economia.culturamix.com/inflacao/deflator-do-pib. Acesso 27 de junho de 2018.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais