Buscar

quais as causas da recessão, e como as políticas públicas podem evitá-las?

💡 2 Respostas

User badge image

Leila Letícia

Tecnicamente, a recessão econômica é caracterizada por dois trimestres consecutivos de diminuição do PIB de um país. O PIB é uma medição do quanto a economia cresceu em determinado período de tempo (normalmente, referente a três meses ou um ano). Ou seja, a recessão diz respeito a uma efetiva contração da economia.

Isso pode ser medido por diminuição dos níveis de consumo, de produtividade das empresas e de emprego, entre outras coisas.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Recessão consiste no ato de recuar, retroceder ou voltar atrás. No âmbito econômico, a recessão representa um período de crise na economia, caracterizada pela diminuição da atividade econômica (queda da produção, desempregos, etc). A necessidade de haver recessão de gastos nasce a partir de situações onde há um grande endividamento. Por este motivo, ocorre a necessidade de criar estratégias que contenham o volume das despesas. Quando a recessão econômica abrange todo um país, este sofre com uma "depressão econômica", uma crise que afeta diversos aspectos da vida na sociedade, como o aumento do desemprego, dos preços dos produtos de consumo, a queda do poder de compra (por causa da alta inflação, por exemplo), entre outros. Na prática, no entanto, o termo é utilizado de forma mais abrangente. Ele denota uma série de aspectos que complementam essa definição mais simplista de recessão. Podemos destacar algumas das suas causas: 

Redução dos níveis de produtividade das indústrias

Isso pode ser atestado, por exemplo, por meio dos sistemas de recolhimento de impostos mediante vendas e comercialização.

Aumento do desemprego entre setores produtivos da sociedade

Esse cálculo exclui as pessoas não consideradas ativas, como idosos, crianças e aposentados por invalidez. É feita uma média de acordo com as solicitações de auxílios previdenciários como o seguro-desemprego e a procura por serviços de reinserção no mercado de trabalho.

Diminuição da renda das famílias

Lembrando que essa diminuição não ocorre somente por meio da redução efetiva de salários (ou perda deles, em caso de demissão), mas também como consequência da inflação, que diminui o poder de compra das famílias.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais