Buscar

Qual é a importância da interação social no desenvolvimento do processo de socialização.

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Na sociologia, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos espaços sociais. É através dele que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem a sociedade.

A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade.


O processo de socialização é desencadeado por meio da complexa rede de relações sociais estabelecidas entre os indivíduos durante a vida. Assim, desde criança os seres humanos vão se socializando mediante as normas, valores e hábitos dos grupos sociais que o envolvem. Nesse processo, todos os sujeitos sociais sofrem influência comportamentais.

Importante lembrar que existem diferentes processos de socialização de acordo com a sociedade em que estamos inseridos.


Os processos de socialização estão classificados em dois tipos:

Socialização Primária: Esse tipo de socialização ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar. Aqui, a criança tem contato com a linguagem e vai compreendendo as relações sociais primárias e os seres sociais que a compõem. Além disso, é nesse estágio em que são interiorizados normas e valores. A família torna-se a instituição social mais fundamental desse momento.

Socialização Secundária: Nesse caso, o indivíduo já socializado primariamente vai interagindo e adquirindo papéis sociais determinados pelas relações sociais desenvolvidas, bem como a sociedade que está inserido. Se por acaso o sujeito social teve uma socialização primária afetada, isso poderá gerar diversos problemas na sua vida social, uma vez que o primeiro momento de socialização é essencial na construção do caráter do indivíduo.


As consequências dos processos de socialização geralmente são positivas e resultam na evolução da sociedade e dos indivíduos. Por outro lado, as pessoas que não se socializam podem apresentar muitos problemas psicológicos, determinados, por exemplo, pelo isolamento social.

O processo de socialização vem se alterando ao longo do tempo, através das mudanças da sociedade.

1
Dislike0
User badge image

Isabella Veloso

Primeiro você precisa esclarecer a que processo de socialização você está se referindo. A partir daí pode ser dada uma resposta mais direcionada.

0
Dislike1
User badge image

Adriana Oliveira

Com base no enunciado acima, podemos compreender que : O ESTADO_ é uma instituição organizada politicamente, que ocupa um território definido normalmente onde a lei máxima é a constituição, sendo dirigida por um governo que possui soberania interna como externa. A FAMÍLIA_ tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento da criança no meio escolar, auxiliando em seu processo de aprendizagem favorecendo a construção de uma parceria no desenvolvimento das ações que favorecem o sucesso educacional e social das crianças. Por fim... O conceito de ALDEIA_ está fundamentado a partir de uma povoação , normalmente rural, com poucos habitantes ou um seja uma aldeia pode dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência. Espero ter ajudado.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais