Buscar

qual a definição pára a Lei de HOOKE?

💡 1 Resposta

User badge image

Denilson de Fisica

A Lei de Hooke é uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá à sofrer tal deformação.

 

F=K.Δl

Notando que segundo o Sistema Internacional:

  • F está em newtons
  • K está em newton/metro
  • Δl está em metros
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ao estudar molas e elasticidade, o físico Robert Hooke, notou que a curva de tensão versus deformação para muitos materiais tem uma região linear . Dentro de certos limites, a força necessária para esticar um objeto elástico, como uma mola metálica, é diretamente proporcional à extensão da mola. Isso é conhecido como lei de Hooke.  Embora não tenhamos explicitamente estabelecido a direção da força, o sinal negativo é habitualmente adicionado na fórmula. Isto significa que a força de restauração devido à mola está na direção oposta à força que causou o deslocamento. A força para baixo em uma mola causará uma extensão da mola para baixo , o que, por sua vez, resultará em uma força ascendente devido à mola.

É sempre importante garantir que a direção da força de restauração seja especificada de forma consistente ao abordar problemas de mecânica envolvendo elasticidade. Para problemas simples, muitas vezes podemos interpretar a extensão x como um vetor unidimensional e neste caso, a força resultante também será um vetor unidimensional e o sinal negativo na lei de Hooke dará a direção correta da força.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais