Buscar

o que é social dawrvinismo

💡 2 Respostas

User badge image

Richard Souza

O darwinismo, ou também conhecido por Evolucionismo, surgiu em oposição a ideia do Criacionismo, que alega que todas as criaturas vivas na Terra surgiram a partir de uma criação de Deus. O darwinismo social acredita na premissa da existência de sociedades superiores às outras e que, nessa condição, as que se sobressaem física e intelectualmente devem e acabam por se tornar as governantes, enquanto as outras - menos aptas - deixariam de existir porque não eram capazes de acompanhar a linha evolutiva da sociedade; entrariam em extinção acompanhando o princípio de seleção natural da Teoria da evolução.

0
Dislike0
User badge image

LR

Sobre o Social Darwinismo (Evolucionismo Social):

Escola/paradigma

Evolucionismo social

Período

Século XIX

Características 

Definição dos fenômenos sociais como objetos de investigação socio-antropológica.

Definição das regras do método sociológico.

Temas e Conceitos

Representações coletivas.Solidariedade orgânica e mecânica. Formas primitivas de classificação (totemismo) e teoria do conhecimento. Busca pelo Fato Social Total (biológico + psicológico + sociológico). A troca e a reciprocidade como fundamento da vida social (dar, receber, retribuir)

Alguns
Representantes
e obras de referência

Émile Durkheim:“Regras do método sociológico”- 1895; “Algumas formas primitivas de classificação” - c/ Marcel Mauss - 1901; “As formas elementares da vida religiosa” - 1912.

Marcel Mauss:“Esboço de uma teoria geral da magia” - c/ Henri Hubert - 1902-1903; “Ensaio sobre a dádiva” - 1923-1924; “Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção de eu”- 1938).

 

Para os evolucionistas a humanidade se divide entre sociedades civilizadas e sociedades primitivas (selvagens). A Teoria do Evolucionismo é busca superar a Teoria do Criacionismo. Se por um lado o Criacionismo defende que a vida foi criada por Deus, o Evolucionismo afirmava que a vida como se conhece é resultado de um processo evolutivo onde são selecionados o ambiente, em suas hostilidades e potencialidades (frio/calor, agua/terra, etc), os organismos mais adaptados. O Evolucionismo é determinista pois estabelece uma conexão causal entre “todos os fenômenos da natureza” (HOUAISS, 2009: 675). A rigidez dessa conexão é mediada por “leis universais que excluem o acaso e a indeterminação”, o que significa afirmar ao se tomar conhecimento do presente passa a ser possível “prever o futuro e reconstituir o passado” (HOUAISS, 2009: 675). Por todos os fenômenos inclui-se também “a vontade humana”, ou seja, a predeterminação dos limites comportamentais do homem mediante uma ralação de submissão “a leis necessárias e imutáveis” (HOUAISS, 2009: 675). Segundo essa lógica, a tendência geral (lei) do mundo dos homens é o processo civilizatório, toda sociedade evolui para uma situação de civilidade.

Em A Origem das Espécies (1859), Darwin transita pela seguintes temas: “1) as espécies existentes não foram criadas cada uma de forma independente; 2) elas não são imutáveis, mas mudam ao longo do tempo; 3) as mudanças que ocorrem nelas são resultado de um processo lento, de pequenas diferenças, que num certo momento se consolidam; 4) a seleção natural – que Darwin compara aos efeitos da domesticação de animais e do cultivo de plantas pelos homens – constitui o principal meio de mudança, embora não seja o único; 5) a seleção natural opera em dois níveis diferentes, mas convergentes: o da competição entre as espécies e entre os indivíduos de uma mesma espécie e o da luta pela vida, 10 expressão metafórica que traduz os efeitos do crescimento desigual das espécies e dos indivíduos em relação às condições de sobrevivência. Como ele diz: “A luta pela vida decorre inevitavelmente das altas taxas de crescimento a que tendem todos os seres vivos. Quanto maior for o número dos que sobrevivem, maior será a luta pela existência. É a doutrina maltusiana, que se aplica com maior força aos reinos animal e vegetal” (1859, p. 63).” (PINO, 2009: 855-856)

Como o mostra a história dos povos antigos de que se tem conhecimento – das mais remotas sociedades tribais às grandes civilizações antigas (como as dos egípcios, babilônios, persas, gregos e romanos) –, a preocupação com as questões das origens do mundo, dos seres vivos e do homem é tão antiga quanto o próprio homem. Essa preocupação aparece, de diferentes maneiras, na história desses povos, de acordo com suas tradições e sistemas de ideias e crenças. Sistemas estes variáveis, mas que se situam no espaço intermediário de dois pólos: o dos sistemas mitológicos, mais visíveis nas sociedades tribais primitivas, e o dos sistemas religiosos de tipo monoteísta. O que as tradições de todos esses povos antigos têm em comum é a procura, no "mundo do sagrado" – morada mítica dos deuses, onde não existem nem alegria nem dor, nem ordem nem desordem, por lá não haver lugar para a lei e o interdito –, de resposta às questões que levanta sua existência no mundo do real, ou "mundo profano" – morada real do homem, regida por normas, leis e interditos. São estes mundos opostos de que falam antropólogos e filósofos estudiosos das religiões e das mitologias (Mircea, 1963; Caillois, 1963, 1972; Makarius, 1974; Girard, 1972). Tais mitos e crenças fazem parte constitutiva da história e das tradições dos povos, antigos e modernos.”; “Dentre os povos antigos tem um lugar de destaque, pela sua tradição religiosa monoteísta, o povo hebreu, descendente da família de Abraão (século XIX a.C.), oriundo de Ur (antiga Mesopotâmia) e chefe de um clã dedicado ao pastoreio que migrou à região de Canaã à procura de pastos para os seus rebanhos. Segundo o Gênese (12, v. 1-3; 17, v. 1-21), foi com Abrão que Yavé selou uma aliança: fazer da sua descendência um povo numeroso, ao qual daria uma terra rica e fértil, com a condição de permanecer fiel a seu Deus, senhor e criador do mundo e de tudo que o habita. A crença de ser "o povo eleito" e a esperança na "terra prometida" tornaram-se elementos fundamentais do projeto histórico dos hebreus, de cuja aliança se tornou herdeira a pequena comunidade surgida, nos últimos tempos da dominação romana, em torno do Messias anunciado pelos profetas hebreus. O reconhecimento, pelo imperador romano Constantino (Edito de Milão, 313), da religião dessa comunidade messiânica como religião de Estado fez dela a Igreja Católica Romana que, apesar de variadas dissidências ao longo dos séculos, estendeu seu poder pelo mundo conhecido, marcando a história e o pensamento ocidentais. Essa é uma das razões, senão a principal, de que só a partir do século XVIII – à exceção de poucos casos ocorridos em épocas anteriores – cientistas começassem a sustentar ideias sobre a origem do mundo e a evolução das espécies, contrárias ao pensamento cristão sobre a criação do mundo e do homem.” (PINO, 2009: 848-849)

No centenário de Durkheim na Sorbone (1960), Levi-Strauss comemora a contribuição metodológica do sociólogo, uma espécie de ‘evolucionismo metodológico’, para a produção de conhecimento: “voltando-se para os dados particulares da observação direta, abandonando os simples compiladores como Tylor e Wundt, a etnologia durkheimiana pôde libertar-se das pretensões histórico-filosóficas, que faziam dos fatos meras ilustrações de hipóteses especulativas, e ganhar autonomia como uma nova ciência experimental.” (MONTERO, 2014: 126).

Para Durkheim as representações simbólicas, compreendidas como representações coletivas, são primeiramente sistematizadas através da religião, compreendendo nesse sentido que “as ‘crenças religiosas’ nada têm que ver com a ideia de deus ou de vida eterna, mas diriam respeito a uma representação do mundo6 que tem, universalmente, um caráter dual e oposto.” ( MONTEIRO, 2014: 128). Considera que totemismo é a “forma primeira e mais simples” (RODRIGUES, 2005: 21) dos sistemas religiosos de representação: “O totemismo, essa religião sem deus, seria um caso exemplar para demonstrar a tese de que o traço distintivo do pensamento religioso em toda parte é o de representar o mundo ‘em dois domínios, um que compreende tudo o que é sagrado, e outro que compreende tudo que é profano’” (MONTEIRO, 2014: 128). As categorias ‘sagrado’ e do ‘profano’, funcionam como “pilar que sustenta qualquer classificação do real”, e essa ‘classificação do real’ se dá  “Por meio das crenças, a sociedade define a qualidade das coisas sagradas, e, pelo rito, sanciona institucionalmente as modalidades autorizadas de atitudes do homem diante do sagrado” (MONTEIRO, 2014: 128).

Durkheim finaliza o debate “As formas elementares da vida religiosa (1912), com as seguintes conclusões: “O conceito de “formas elementares” nos remete a duas ordens de realidade distintas, embora conectadas: o mundo das representações coletivas, que se desenvolve no plano das relações sociais e diz respeito aos conteúdos das coisas sagradas, e o das categorias de entendimento, que se desenvolve no plano da mente humana. Durkheim não tem dúvidas quanto ao modo universal de operação dessas categorias, entendidas como ‘um quadro abstrato e impessoal que envolve não apenas a nossa existência individual, mas a da humanidade’.” (MONTEIRO, 2014: 129).

Referências bibliográficas:

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 4ed, 1966.

DURKHEIM, Émile. 1999. Da divisão do trabalho social, São Paulo: Martins Fontes:1-109.

RODRIGUES, José Albertino. Émile Durkheim. São Paulo: Editora Ática, 2005.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 5. ed. Brasília: Edunb, 1993.

PINO, Angel. Ciência e educação: a propósito do bicentenário do nascimento de Charles Darwin. In Educ. Soc. vol30 no.108 Campinas Oct.2009.

DARWIN, Charles. On the origin of species by means of natural selectionLondon: John Murray, 1859. 

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Messo. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro

MONTERO, Paula. A teoria do simbólico de Durkheim e Lévi-Strauss. In Novos Estudos, n. 98, março, 2014.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais