Buscar

Poderia ser considerado o Dolo Indireto uma Imprudência?

São sinônimos ou coisas diferentes? Das características de atenuação, imperícia, imprudência e negligencia, não é? Seria este dolo uma ou a imprudência?

💡 2 Respostas

User badge image

Fellipe Miranda

> O dolo indireto é a conduta praticada por um indivíduo que não busca um resultado em específico, determinado. Divide-se em dolo alternativo e dolo eventual. O dolo alternativo é a previsão de dois ou mais possíveis resultados diferentes para a conduta, sendo indiferente qual deles ocorra, o agente simplesmente que pelo menos um deles ocorra. Já no dolo eventual, embora não tenha a finalidade específica em causar o resultado, assume o risco admitindo a possibilidade de que ocorra, sendo irrelevante o fato de causar ou não o resultado imaginado como possível.

Ex: um motorista invade a calçada de uma praça que costuma ser movimentada e começa a acelerar velozmente de um lado para o outro atravessando a praça, mesmo prevendo a possibilidade de atropelar alguém, pois a praça costuma ser movimentada, para o motorista é irrelevante, tanto faz se o resultado vier a ocorrer. Se vier a atropelar alguém responderá pelo resultado a título de dolo eventual.

 

 

> A imprudência é elemento da culpa (e não do dolo), bastando a prática de uma conduta arriscada, sem os devidos cuidados. Não se exige a previsão de um resultado, apenas é necessária a verificação de que a conduta extrapola os limites do aceitável e razoável da segurança.

 

 

> Culpa consciente é uma modalidade culposa que consiste em o agente prever a possibilidade do resultado sem o aceitar de forma alguma. O agente conhece o risco, prevê como possível o resultado, mas não tem qualquer intenção em obtê-lo e nem admite que ocorra. Ex: dois amigos - A e B - brincam de jogar pedras para apenas passar perto e quase acertar um ao outro, A pode prever que se acertar B irá machucá-lo, porém não admite a possibilidade de acertar, estando crente de que suas habilidades de pontaria não irão falhar. No caso, se A vier a acertar B praticará uma lesão corporal culposa, tendo como característica a culpa consciente.

4
Dislike0
User badge image

Tiago Cunha

Não, pois o dolo pressupõe um elemento cognitivo ( a consciência) e um volitivo, sendo que o último está ausente nas modalidades culposas. Imprudência, por sua vez, é um comportamento comissivo mal dirigido, ou seja, há uma divergencia entre o resultado pretendido e o causal.  No dolo não há essa divergencia.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais