Buscar

Como sintetizar o alaranjado de beta-naftol?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Através dos métodos utilizados num ambiente com condições adequadas, seguiremos os passos abaixo:

  1. Primeiramente a junção das soluções A (sulfanilamida com ácido clorídrico) misturada com a solução B (nitrito de sódio e água) 
  2. Após a primeira mistura adicionamos a essa nova solução (A+B) a solução C (2-naftol e hidróxido de sódio a 10%) onde nessa etapa (acoplamento).
  3.  Notando a etapa mais importante que é a do acoplamento diazóico, que consiste na reação de substituição eletrófila aromática entre um sal de diazônio e um anel aromático ativado, que pode ser uma anilina ou um fenol, sendo o produto da reação um azoderivado. Mas vale destacar o importante papel da amina no processo de diazotização que contribui para a formação do sal diazônio, que permitirá a continuidade da sintetização.
  4. Neste sentido todos os componentes de acoplamento usados pelos corantes azo possuem uma característica comum, que é um átomo de hidrogênio ativo ligado a um átomo de carbono.
  5. Compostos comumente usados como componentes de acoplamento, são compostos que possuem grupos fenólicos hidroxílicos, como por exemplo aminas aromáticas, ou seja, compostos que possuem grupos metileno ativos. Essa pratica apresenta aos alunos uma observação das reações do grupo amina de modo também utilizado pela industria.

Fonte:http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/10350504042012Quimica_Organica_Experimental_Aula_9.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais