Buscar

Dizemos que um determinado gene é dominante quando sua expressão fenótipo

💡 2 Respostas

User badge image

Jamison Silva

 Independe de seu alelo. Para um gene dominante se manifestar basta que ele esteja em dose simples ex: (A_)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os termos dominante e recessivo descrevem os padrões de herança de certos traços. Ou seja, descrevem como é provável que um certo fenótipo passe dos descendentes dos pais. Espécies sexualmente reprodutoras, incluindo pessoas e outros animais, têm duas cópias de cada gene. As duas cópias, chamadas de alelos, podem ser ligeiramente diferentes umas das outras. As diferenças podem causar variações na proteína produzida, ou podem alterar a expressão da proteína: quando, onde e quanta proteína é produzida. As proteínas afetam as características, de modo que variações na atividade ou expressão da proteína podem produzir diferentes fenótipos.


Um alelo dominante produz um fenótipo dominante em indivíduos que possuem uma cópia do alelo, que pode vir de apenas um dos pais. Para um alelo recessivo produzir um fenótipo recessivo, o indivíduo deve ter duas cópias, uma de cada pai. Um indivíduo com um alelo dominante e um alelo recessivo para um gene terá o fenótipo dominante.


Eles geralmente são considerados “portadores” do alelo recessivo: o alelo recessivo está lá, mas o fenótipo recessivo não está.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais