Buscar

SUCESSÕES

SECESSOES Analise o caso: Mário é solteiro, mas teve dois filhos com Débora, a saber: João e Maria, hoje com 25 e 30 anos, respectivamente. Mário vem a falecer, sem deixar testamento, privando os filhos e sua mãe, Hermínia, da boa convivência familiar que possuíam. Maria renuncia formalmente a herança que o pai deixou, através de instrumento público e João declara interesse em receber a parte que lhe cabe. Sabendo que Maria, tem uma filha de 5 anos de idade, que Débora, nunca fora casada com Mário e que não mantinham relacionamento afetivo há mais de 15 anos e também, da existência de Dona Hermínia, como se dará a divisão dos bens? Fundamente sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Júlio Fonseca

João herda tudo, pois, como Mário não foi casado com Debora, sendo assim, ela não é herdeira e nem meieira e como a renuncia não cabe representação (art. 1811 do CC) e a herança só sobe para linha ascentede se não houver descendente (art. 1836 CC). João herda tudo.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Hermínia está excluída da sucessão, pois, ante a ausência de testamento, os integrante da classe mais próxima excluem aqueles que se encontram na mais remota (art. 1.829, do CC). Com base no mesmo artigo, e considerando o RE 878.694, Débota não sucede, por não ser cônjuge ou companheira sobrevivente:

"Art. 1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte:

I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.640, parágrafo único); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;

II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;

III - ao cônjuge sobrevivente;

IV - aos colaterais"

Visto isso, analisemos a classe dos descendentes:

João e Maria herdam por direito próprio e partilham por cabeça.

Devemos perceber que Maria renunciou ao quinhão, não transferindo os direitos sucessórios a qualquer pessoa. Assim, sua parte é acrescida à parte dos demais herdeiros, in casu, João, não se transmitindo à filha de Maria, consoante art. 1.810, do CC,:

"Art. 1.810. Na sucessão legítima, a parte do renunciante acresce à dos outros herdeiros da mesma classe e, sendo ele o único desta, devolve-se aos da subseqüente."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais