Buscar

Quais fatores levaram ao declínio do império no Brasil ?

💡 4 Respostas

User badge image

Patrícia Enes

Foram, na realidade, vários fatores, desde o tamanho do império (sua área), o que dificultava a fiscalização pelo poder central, mas também devemos lembrar da corrupção que assolava as terras conquistadas; além do fato de que Roma por si só não produzia quase nada, era muito dependente dos tributos (alimentos, escravos, bens de consumo, tecidos) vindos das províncias. Isto somado aos custos do exército e a uma alta turba de pobres e desempregados na cidade acabou por enfraquecer economicamente o império, tornando as fronteiras vulneráveis e facilitando os ataques bárbaros (povos dominados ou associados ao império). 
Vemos então que foram várias causas, das quais algumas tentei expor aqui.

0
Dislike0
User badge image

Theu1994 Barbosa

Citarei algum dos principais fatores como: o enfraquecimento das instituições da monarquia e o processo de introdução do sistema capitalista no Brasil, sendo que o fim do sistema escravista foi fato determinante neste período. Também por questões religiosas, devido à monarquia não mais favorecer tanto o clero, outro fator foi o descontentamento dos militares e de sucessões de trono. Embora tenham vários outros fatores não menos importentes, os citados foram os principais, espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Muitos historiadores atribuíram a queda da monarquia a um exército inquieto, a uma aristocracia aterrada e a um clero ressentido. De fato, esses três poderosos grupos criticavam cada vez mais o imperador. Talvez mais pertinente, no entanto, foi a ênfase colocada na estrutura social tradicional no final do século 19, devido a um abismo crescente entre as elites no campo neo-feudal e os residentes urbanos e plantadores de café mais progressistas .

Os membros da classe média urbana , dos militares e dos cafeicultores acreditavam que a monarquia representava o passado e estava muito ligada à elite da terra. Eles raciocinaram que uma república adequava-se melhor aos objetivos do emergente sistema capitalista brasileiro, que cada vez mais se baseava na produção industrial e de café.

Uma conspiração civil-militar se formou, e oficiais militares realizaram um golpe em 15 de novembro de 1889. Pedro II abdicou e foi para o exílio na Europa. A abolição da escravatura em 1888 e a derrubada da monarquia em 1889 acabaram com as duas principais instituições que moldaram o passado do Brasil; ao fazê-lo, iniciaram um período de mudança social, econômica e política que acelerou a modernização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais