Buscar

Critério para fixação da causa em uma ação de indenização por dano moral...

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriela Bonamigo

A fixação do valor da causa nas ações indenizatórias de danos morais se subdivide em dois grupos distintos: as ações nas quais na exordial o autor já quantificou precisamente qual o valor de indenização pretendido e as ações nas quais o pedido é genérico, sem valor específico, devendo ser arbitrado pelo magistrado na sentença, ou seja, o entendimento nas ações onde não há a prefixação havendo pedido indenizatório genérico, inestimado, o valor da causa pauta-se pela razoabilidade, evitando que sua fixação crie óbice para qualquer uma das partes terem acesso ao Poder Judiciário.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Lima

O Código de Processo Civil de 2015 exige que o autor da demanda indique o valor da causa. Nas ações de indenização por danos morais, deve corresponder ao valor pretendido (art. 292, V). Embora a lei não preveja um tabelamento para o valor das indenizações, a jurisprudência fixa vários parâmetros como a gravidade da lesão, o tempo de duração do ato ilitico, as condições pessoas da vítima e do ofensor. É preciso cuidado na estipulação do valor da indenização, pois se a demanda for julgada improcedente, o valor dos honorários de sucumbência terão por base o valor da causa (art. 85, §2º, CPC).

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Para fixação do valor da causa, deve ser observado o disposto no art. 292, do CPC. No caso do enunciado, a previsão se encontra no inciso V. Vejamos:

"Art. 292. O valor da causa constará da petição inicial ou da reconvenção e será:

[...]

V - na ação indenizatória, inclusive a fundada em dano moral, o valor pretendido;"

Mas como avaliar o valor pretendido? É recomendável análise jurisprudencial, bem como avaliação do caso concreto, no tocante à extensão do dano, das condições do ofendido, do patrimônio do ofensor, o caráter punitivo e pedagógico, bem como a vedação ao enriquecimento sem causa.

Por fim, gostaria de destacar que as custas judiciais e a taxa judiciária incidem sobre o valor da causa, devendo este fator ser considerado na fixação, sobretudo quando a parte patrocinada não for beneficiária de gratuidade de justiça.

Mesmo nos Juizados Especiais, em que não há recolhimento de custas, devemos lembrar que essas incidirão, em regra, no caso de interposição de recurso inominado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais