Buscar

Quais as distorções provocadas por altas taxas de inflação

💡 1 Resposta

User badge image

Thyago Luiz

Com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores (trabalhadores) que não tem reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente. O preço dos produtos sofrem reajustes constantes. Uma inflação de 50% ao mês (hiperinflação), por exemplo, corrói pela metade o salário dos trabalhadores. ( Desvalorização da moeda do país)

Outro problema é que enquanto a moeda do país se desvaloriza, as outras (principalmente o dólar) faz o movimento inverso. Se este país com inflação elevada é muito dependente de importações, os produtos importados aumentam de preço, fato que alimenta ainda mais a alta da inflação. - (Alta do dólar e aumento dos preços dos importados)

- Clima econômico desfavorável

 Um país que sofre de inflação alta é visto no mercado internacional de forma negativa. Os grandes investidores e empresas evitam fazer investimentos produtivos de médios e longos prazos nestes países, pois sabem que a inflação alta é um indicativo de economia com problemas.

Aumento do desemprego

 Países que não conseguem baixar e controlar a inflação sofrem, no longo prazo, com o aumento das taxas de desemprego. Isso acontece, pois ocorre diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As distorções provocadas pela inflação são:

Esta primeira distorção da inflação é apenas uma maneira diferente de afirmar o que é a inflação . A inflação é uma diminuição do poder de compra da moeda devido a um aumento dos preços em toda a economia. Dentro da memória viva, o preço médio de uma xícara de café era um centavo. Hoje o preço está mais próximo de dois dólares.

Há algumas evidências de que a inflação pode reduzir o desemprego . Os salários tendem a ser pegajosos , o que significa que eles mudam lentamente em resposta a mudanças econômicas. Esse fenómeno também pode funcionar ao contrário: a viscosidade ascendente dos salários significa que, uma vez que a inflação atinja uma certa taxa, os custos reais da folha de pagamento dos empregadores caem e eles podem contratar mais trabalhadores.

A menos que haja um banco central atento em mãos para elevar as taxas de juros, a inflação desestimula a poupança, uma vez que o poder de compra dos depósitos se deteriora com o tempo. Essa perspectiva dá aos consumidores e empresas um incentivo para gastar ou investir. Pelo menos a curto prazo, o aumento de gastos e investimentos leva ao crescimento econômico. Da mesma forma, a correlação negativa da inflação com o desemprego implica uma tendência de colocar mais pessoas para trabalhar, estimulando o crescimento.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais