Buscar

descontos simples formulas

💡 1 Resposta

User badge image

Ge Cunha

Fórmula Geral do Desconto

Essa fórmula é bem simples e intuitiva, mas muito importante. Sua utilidade é ampla e serve tanto para o desconto simples quanto para o desconto composto.
Desconto SimplesLegenda:
D: desconto
N: valor nominal ou valor da face
A: valor atual ou valor antecipado

Desconto Simples Comercial

O desconto simples comercial, também conhecido como desconto bancário ou desconto por fora, é caracterizado por ser calculado com base no valor nominal do documento a ser descontado. A fórmula do desconto simples é:

Desconto Simples

Outra fórmula importante sobre desconto é a fórmula do valor atual, mas com a fórmula anterior já é o suficiente para resolver os exercícios de desconto simples.

Desconto Simples
Legenda:
Dc: desconto comercial
N: valor nominal ou valor de face
I: taxa de desconto comercial
T: períodos de antecipação
A: valor atual ou valor antecipado

Desconto Simples Racional

O desconto simples racional, também conhecido como desconto verdadeiro e desconto por dentro, é caracterizado por ser calculado com base no valor atual do documento descontado. A fórmula do desconto racional é:
Desconto SimplesPode acontecer do exercício pedir o valor do desconto e não informar o valor atual, então faz necessário a fórmula do valor atual no desconto simples racional.

Desconto Simples

OBS: a diferença entre a fórmula do desconto simples racional e o desconto simples comercial é que na racional multiplicamos com o valor atual (A) e na comercial multiplicamos com o valor nominal (N).

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais