Buscar

O QUE CAUSA ATEROSQUEROSE

💡 2 Respostas

User badge image

Celle Guilford

Aterosclerose, é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue do coração para o corpo. As artérias que funcionam bem têm um interior liso e consistem de uma parede composta de células musculares lisas e fibras elásticas. Nas maiores artérias, como na aorta (artéria pulmonar) e na artéria pulmonar (artéria pulmonar), a maior parte da parede é constituída por fibras elásticas. Essas fibras ajudam as artérias a se adaptarem às grandes variações da pressão arterial.


Em artérias menores, as arteríolas, a parede consiste principalmente de células musculares lisas. Estas resultam nas arteríolas sendo particularmente adequadas para regular a quantidade de sangue para diferentes órgãos, puxando ou expandindo, respectivamente.


Nas artérias, podem ocorrer depósitos de gordura. Esses depósitos geralmente começam em locais onde a artéria se divide ou onde a embarcação está levemente danificada. Essa pele gordurosa é chamada de ateroma. Uma placa é uma grande massa ateroma. O desenvolvimento de uma placa começa com o colesterol "escavando" a parede do vaso sanguíneo. O corpo, no entanto, tenta reparar esse dano.


Assim, forma-se um tecido cicatricial que faz com que a parede do vaso sanguíneo se torne mais espessa e rígida, e o lúmen do vaso sanguíneo se torna mais estreito. Quando quantidades adicionais de colesterol são derivadas, o vaso sanguíneo torna-se mais espesso e o fluxo sanguíneo dentro do vaso sanguíneo diminui ainda mais. Isso é denominado na terminologia médica de aterosclerose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais