Buscar

cultura religiosa

8

8. Analise as afirmativas abaixo, que tratam de diversos temas dos capítulos 6 a 10, inclusive podendo trazer alguns elementos de capítulos anteriores, identificando se são verdadeiras ou falsas. Depois responda ao que é solicitado:

 

 

 

I – Valores éticos e morais são um produto exclusivo das religiões, que não se fazem presentes nas religiões ou filosofias orientais, nem nos Estados laicos, mas tão somente na religião judaico-cristã.

 

II – A consciência moral é uma instância psíquica que brota da natureza humana, sem sofrer influências ou interferências culturais, religiosas ou sociais.

 

III – É possível afirmar que vivemos no Brasil uma grande pluralidade religiosa que, por vezes, pode beirar a um mercado religioso e de fé, onde grupos “comercializam” cura, prosperidade e salvação.

 

IV – Carismatismo, pentecostalismo, neopentecostalismo e messianismo são formas religiosas marcadas por um forte apelo racional, de uma compreensão lógica da fé e das vivências religiosas.

 

V – Reformas sociais e políticas, que possibilitem o progresso da sociedade, podem ser alcançadas por uma educação e ensino de qualidades, conforme afirmou Lutero já no século XVI.

 

São verdadeiras as assertivas:

 

Peso: 1.0

 

    a)I, II, III, V 

 

    b)II, IV, V 

 

    c)III, V 

 

    d)I, IV 

 

    e)II, III 

 


9

9   Questão objetiva, modelo ENADE. Na perspectiva da ética cristã, a consciência não   é apenas consequência de valores e princípios assimilados pela pessoa na sua trajetória  de vida. A consciência está lincada diretamente com a chamada lei natural escrita por Deus no coração do ser humano, conforme descrito na Bíblia.

 

 I- Conforme a fé cristã, todo ser humano, mesmo não sendo cristão, já nasce com a capacidade, recebida de Deus, de saber identificar se certas atitudes ou  comportamentos são corretos ou não, tornando o ser humano, seja qual for sua  convicção religiosa, responsável diante de Deus por seus atos.

 

PORQUE

 

II. Em razão disso, também segundo a fé cristã, tantas vezes sentimos nossa  consciência nos acusar quando não agimos ou atuamos de acordo com aquela que é a vontade de Deus para o ser humano nesse mundo, a chamada lei de Deus, cuja expressão mais conhecida se acha descrita no Decálogo ou também conhecido como os Dez Mandamentos.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

 

Peso: 1.0

 

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 

 

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I. 

 

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

 

    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

 

    As asserções I e II são proposições falsas. 

💡 1 Resposta

User badge image

Pura Essencia

resposta correta c

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais