Buscar

Qual e o ponto em comum nos recurso especial e extraordinários no novo cpc ?

💡 2 Respostas

User badge image

Jessica Pauliny

O presente artigo trata de procedimentos dos recursos especial e extraordinário, modificados pelos artigos 1.029 a 1.041, no novo Código de Processo Civil. Esses recursos servem para garantir uma segurança no sistema jurisdicional e não simplesmente para resolver um caso concreto. Tanto o recurso especial quanto o recurso extraordinário, não cabe o reexame de fatos ou reexame de provas. Nesses casos, a questão a ser envolvida tem que ser necessariamente uma questão de direito. O novo Código de Processo Civilalterou o procedimento e até mesmo algumas questões relativas ao recurso especial e ao recurso extraordinário no que diz respeito ao prequestionamento, isso porque atualmente o prequestionamento por mais que esteja no âmbito constitucional, deriva da noção de causas decididas no artigo 102 inciso III, assim como o artigo 105 inciso III da Constituição da República. Estabelece, ainda, a necessidade de que para apreciar um recurso especial ou um recurso extraordinário, há necessidade de existir uma causa decidida em única ou última instância de tal forma que somente será possível esse recurso após a decisão da instância de origem, daí tem-se o pré-questionamento, ou seja, a matéria tem que ter sido suscitada e julgada pelo tribunal de origem para que haja a possibilidade dos recursos.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Citarei aqui as principais semelhanças entre Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

Primeiramente, saliento que se tratam de recursos excepcionais, ou seja, não são recursos destinados propriamente à revisão da matéria e cabíveis em qualquer caso de sucumbência, como costumam ser os recursos interpostos nas instâncias ordinárias (e.g. apelação). 

Assim, ambos exigem o esgotamento das instâncias ordinárias, ou seja, não é possível interpor Recurso Especial ou Recurso Extraordinário sem haver interposto todos os demais recursos cabíveis aos tribunais ordinários (sejam estaduais, federais, eleitorais, dentre outros).

Isso é exigido em razão de ser requisito para interposição destes recursos o prequestionamento da matéria, não sendo possível levar para reapreciação em sede de Recurso Especial ou Extraordinário matéria ainda não apreciada.

Em segundo lugar, somente serão cabíveis nas hipóteses constitucionalmente previstas, são elas(art. 102, III,e 105, III, da CRFB):

Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

[...]

III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida:

a) contrariar dispositivo desta Constituição;

b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal;

c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição.

d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal."

"Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:

[...]

III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida:

a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência;

b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal;

c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal."

Terceiro ponto em comum é a vedação ao reexame fático da matéria. Assim, caberá alegar, em sede de Recursos Especial e Extraordinário, matérias já consolidadas faticamente nas instâncias inferiores, com reapreciação restrita a questões jurídicas apenas.

Por fim, devem ser interpostos perante o Presidente do Tribunal que prolatou a decisão ou por vice-presidente com essaatribuição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais