Buscar

qual a importancia do metabolismo aerobico para seres vivos

💡 2 Respostas

User badge image

Aurilene Cajado

Devido o Oxigenio ser um acetor de eletrons permitiu que no processo metabolico fosse possivel obter uma maior quantidade de energia quando comparado a processos anaeróbicos. Os organismos anaeroicos iniciam o processo de oxidação com a glicólise e o piruvato formado nessa via pode seguir dois destinos dependendo dos tipo de organismo como a fermetação alcoolica (com um saldo energetico final de 2ATPs) ou a fermetação lática (2 ATPs)a partir de uma molecula de glicose. Contudo, animais aeróbicos conseguem obter cerca de 30 a 32 ATPs da molécula de glicose (sem contabilizar custos energeticos ao longo do processo de oxidação).

Em animais aeróbicos a oxidaçao da glicose ocorre em etapas:

Glicólise (citosol)

Ciclo de Krebs (matriz mitocondrial)

Cadeia transportadora de eletrons (cristas mitocondriais)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

É denominado Metabolismo aeróbio ou sistema oxidativo pois esse sistema é o único que usa o oxigênio (O2) como principal elemento para o catabolismo dos substratos envolvidos no processo de degradação, até a formação de moléculas de energia que atuam diretamente nos exercícios ou na própria ressíntese de novas dessas moléculas, processo denominado respiração celular.


Sua importância esta em garantir substrato energético para o corpo. Em exercícios de longa duração, o sistema aeróbio é a principal via para a ressíntese de trifosfato de adenosina (ATP), ocorrendo nas mitocôndrias e utilizando oxigênio, sendo o ATP fonte de energia para as celulas do corpo no memomento de exercício físico ou de atividade celular.


Fonte

1.http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg_JkAK/fisiologia-exercicio?part=4

2.http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002249/224986por.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais