Buscar

Qual procedimento e cuidados adotados no ensaio de compactação? (proctor)

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A compactação é um método de aumentar mecanicamente a densidade do solo e é especialmente valiosa em aplicações de construção. Se este processo não for executado adequadamente, a liquidação do solo pode ocorrer, resultando em custos de manutenção desnecessários ou falha do pavimento ou estrutura.

O Proctor Compaction Test e suas variantes são usados ​​para determinar o teor ótimo de umidade para os solos. Este teste é especialmente útil ao determinar a relação entre o teor de água e o peso unitário seco dos solos para estabelecer a densidade máxima de um solo necessário para uma área de preenchimento. O teste de laboratório tem dois propósitos: primeiro determinar a densidade máxima alcançável para os materiais no campo, como referência. Em segundo lugar, mede o efeito da umidade sobre a densidade do solo. Esses valores são geralmente determinados antes que o aterramento comece a fornecer valores de referência para testes de campo.

Para cada ponto Proctor, o operador compacta a amostra no molde Proctor vazio pré-pesado em três a cinco camadas (elevadores) de acordo com o método requerido. Compactadores manuais especiais de 5,5 lb (2,5 kg) retirados de uma altura de 12 polegadas (305 mm), ou compactadores de 10 lb com altura de queda de 18 polegadas (457 mm) são usados ​​para compactação. Compactadores automáticos também estão disponíveis para facilitar esse processo. O colar é removido e qualquer excesso é cuidadosamente aparado com uma ferramenta de rebarba para que o solo compactado esteja nivelado com o topo do molde. Pequenos vazios podem ser preenchidos manualmente com excesso de amostra. O molde com amostra é então pesado e registrado e o solo é extrudado do molde. Uma amostra da amostra é obtida para determinar o conteúdo exato de umidade por secagem em estufa, e o processo é repetido para amostras subseqüentes.

1
Dislike0
User badge image

Jonathan Gomides

O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação. O ensaio pode ser realizado em três níveis de energia de compactação, conforme as especificações da obra: normal, intermediária e modificada.

A energia de compactação é dada pela equação: {\displaystyle E={\frac {n*N*P*H}{V}}}

Onde:

  • E - energia a ser aplicada na amostra de solo;
  • n - número de camadas a serem compactadas no cilindro de moldagem;
  • N - número de golpes aplicados por camada;
  • P - peso do pilão;
  • H - altura de queda do pilão;
  • V - volume do molde.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais