Buscar

Em que situação ocorre a gliconeogênese?

Em que situação ocorre a gliconeogênese?

💡 5 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Pode acontecer quando o suprimento de glicose no corpo não é  suficiente, geralmente entre as entre as refeições e durante longos jejuns, ou após exercícios vigorosos, nesses casos o glicogênio é consumido, situação que também ocorre quando há deficiência do suprimento de glicose pela dieta ou por dificuldade na absorção pelas células. Nessas situações, os organismos necessitam de um método para sintetizar glicose a partir de precursores não-carboidratos. Isso é realizado pela via chamada gliconeogênese, a qual converte piruvato e compostos relacionados de três e quatro carbonos em glicose.

7
Dislike2
User badge image

Raquel Pereira

Ocorre entre as refeições e durante longos jejuns, ou após exercícios vigorosos, ai o glicogênio é consumido, situação que também ocorre quando há deficiência do suprimento de glicose pela dieta ou por dificuldade na absorção pelas células. Nessas situações, os organismos necessitam de um método para sintetizar glicose a partir de precursores não-carboidratos, ai acontece a gliconeogênese.

5
Dislike0
User badge image

Maria

Caso não aja glicose suficiente no organismo e as fontes primárias (carboidratos), já tenham sido utilisadas, o organismo quebra proteínas e lipídeos para obter energia. 

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais