Buscar

Como calcular medianas ?

💡 1 Resposta

User badge image

Julio Victor

Em termos mais simples, mediana pode ser o valor do meio de um conjunto de dados. No conjunto de dados {1, 3, 3, 6, 7, 8, 9}, por exemplo, a mediana é 6. Se houver um número par de observações, não há um único valor do meio. Então, amediana é definida como a média dos dois valores do meio.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder este problema, devemos colocar em prática conceitos básicos de estatística, em especial sobre a Mediana.

A médiana é uma importante variável da estatística descritiva, responsável pela realização de análises e por possibilitar o estudo de tendências, criação de gráficos e a descrição das características de uma série de dados.

Define-se Mediana como o valor que divide o conjunto de dados em dois subconjuntos com o mesmo número de elementos, ou seja, é o valor que divide os dados ao meio. Vale ressaltar que a Mediana pode ou não pertencer ao conjunto de dados e isso depende se o número de elementos do conjunto é ímpar ou par.

Para exemplificar, tomemos como exemplo o conjunto \(\lbrace 3,1,5,4,6 \rbrace\). Colocando os elementos em ordem númerica, tem-se \(\lbrace 1,3,4, 5,6 \rbrace\). Como o conjunto é ímpar, o número \(4\) divide o conjunto ao meio e, portanto, a mediana do conjunto é \(M_d=4\).

Considere agora o conjunto \(\lbrace 3,1,5,4,7, 6 \rbrace\). Colocando os elementos em ordem númerica, tem-se  \(\lbrace 1,3,4, 5,6,7 \rbrace\). Como o conjunto é par, a mediana será a média dos valores centrais. Assim:

\(M_d=\dfrac{4}{5}=4,5\)

Portanto, resume-se que é o valor que divide o conjunto de dados ao meio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais