Buscar

Qual a função do ciclo da ureia?

Qual a função do ciclo da ureia?

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O ciclo da ureia, também chamado de ciclo da ornitina, é um ciclo de reações bioquímicas que ocorrem nos animais terrestres para produzir ureia a partir de amoníaco. Ocorre em parte nas mitocôndrias e parte no citoplasma, principalmente nas células do fígado, mas também nas células dos rins, porém em menor grau.

 

Tem como objetivo produzir este composto a partir da amônia, através de uma sequência de reações bioquímicas, envolvendo cinco enzimas diferentes (carbamil-fosfato sintase, ornitina-transcarbamilase, arginino-succinato sintase, argino-succinato liase arginase).

 

O amoníaco é uma substância neurotóxica, e a incapacidade do corpo de regular a sua presença pode levar a encefalopatia hepática devido ao acumulo de amoníaco no sangue. O ciclo da ureia é utilizado pelo organismo para reduzir a quantidade de amoníaco.

2
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O ciclo da uréia é o principal mecanismo de excreção do excesso de nitrogênio proveniente do catabolismo dos aminoácidos.

6
Dislike4
User badge image

Guilherme Menegazzi

Basicamente é um ciclo de reaçoes no qual a amonia oriunda do processo de desaminação de aminoacidos é convertida em ureia. Todo esse ciclo de reações se dá intensamente no fígado.

4
Dislike1
User badge image

Jaque Reis

Obrigadaaaa! :D

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais